A partir desta segunda-feira, 196 alunos de escolas estaduais de Tupanciretã, na Região Central, poderão frequentar a escola com transporte público. O serviço foi normalizado para os estudantes que residem na área rural.
Leia mais notícias de Geral e Polícia
O município havia desistido de fazer o transporte dos alunos de escolas estaduais porque os repasses do Governo do RS não eram feitos ou eram feitos com atrasos. O Estado, então, assumiu o serviço. Foram feitos contratos para as 10 linhas que estavam sem empresas responsáveis, alguns com dispensa de licitação e outros com pregão eletrônico.
Em outros dois municípios da Região Central, ainda há alunos sem aulas por falta de transporte. Em Jari, são 84 alunos da escola Érico Veríssimo. Sete linhas estão com problemas, já que houve atraso na documentação. De acordo com a 9ª Coordenadoria Regional de Educação (9ª CRE), a documentação deve ser encaminhada ainda nesta segunda, e o transporte deve ser retomado na terça-feira.
Em Santiago, a 35ª CRE não sabe precisar quantos alunos seguem sem transporte e, consequentemente, sem aulas. Uma parte dos 59 alunos já teve o serviço retomado, mas muitos ainda estão sem poder frequentar o colégio, a maioria da escola Vila Branca. De acordo com a coordenadora adjunta da 35ª CRE, Tânia Teresinha Carpes, já foi feito pedido para que os professores planejem trabalhos de recuperação. No total, 339 alunos chegaram a ficar sem aula nos três municípios.
"